Entenda a diferença entre a Ponte Rolante e o Pórtico Rolante
Entenda a diferença entre Ponte Rolante e Pórtico Rolante. (Imagem: CSM Movimentação)
Se você já pesquisou sobre elevação e movimentação de grandes cargas em ambientes industriais, com certeza já se deparou com as pontes e pórticos rolantes.
São imponentes estruturas de metal que se deslocam pelos parques fabris oferecendo um translado ágil e seguro em três dimensões.
Porém, apesar de serem aparentemente semelhantes, pontes rolantes e pórticos rolantes trazem diferenças fundamentais, com especificidades para contextos e necessidades diferentes.
Confira as características e principais diferenças entre essas duas soluções:
Antes de mais nada, é preciso definirmos os aspectos gerais de cada um dos equipamentos. Começando pela ponte rolante.
Características da Ponte Rolante
A ponte rolante é um equipamento que se movimenta por trilhos instalados sobre vigas de rolamento que são fixadas na parte superior da fábrica. Normalmente apoiadas em consoles (mísulas) de concreto e/ou colunas metálicas.
Entenda as características da Ponte Rolante. (Imagem: CSM Movimentação)
Dessa forma, esse equipamento consegue realizar a movimentação em três direções, onde a carga pode ser movimentada para direita e esquerda ao longo do vão do equipamento, para frente e para trás ao longo do caminho de rolamento e para cima e para baixo pela sua altura máxima de elevação.
Para instalação deste equipamento, se demanda de uma estrutura civil apropriada e faz da ponte rolante uma solução para movimentação de cargas e materiais mais indicada para ambientes industriais fechados.
A ponte rolante também oferece benefícios significativos como o aumento da área útil fábril, pois com esse equipamento a movimentação de materiais é mais livre e dinâmica. Também auxilia na redução de riscos de possíveis colisões, devido aos trilhos estarem afastados do trânsito de pessoas.
Características do Pórtico Rolante
Assim como a ponte, o pórtico rolante também é um equipamento que possibilita a movimentação tridimensional de cargas e materiais em um determinado espaço.
Entenda as características do Pórtico Rolante. (Imagem: CSM Movimentação)
A diferença fundamental é que, no pórtico rolante, o caminho de rolamento é instalado na parte inferior, muitas vezes diretamente sob o piso de concreto. Essa característica faz do pórtico rolante uma solução perfeita para ambientes abertos, visto que dispensa a necessidade de estrutura apropriada para sustentar sua estrutura.
No entanto, por se movimentar diretamente no solo, o pórtico rolante demanda procedimentos e acessórios específicos, como sensores, para evitar eventuais colisões. Além disso, sua estrutura ocupa uma área útil considerável do ambiente fabril, se comparado a ponte rolante.
Uma outra vantagem do pórtico rolante em relação a ponte rolante é a maior facilidade em desmontar e transferir o equipamento para outros locais.
A diferença entre Pontes Rolantes e Pórticos Rolantes
Diferença entre pontes rolantes e pórticos rolantes. (Imagem: CSM Movimentação)
Vantagens da Ponte Rolante
- Maior liberdade de movimento;
- Aumento da área útil fabril;
- Menor custo de aquisição;
- Grande área útil de elevação;
- Caminho de rolamento na parte superior.
Vantagens do Pórtico Rolante
- Não necessita de estrutura apropriada;
- Aplicação em ambos ambientes abertos e fechados;
- Facilidade de desmobilização;
- Maior adaptabilidade;
- Facilidade em aumentar o caminho de rolamento.
Afinal, qual a melhor solução?
Entenda qual a melhor solução se aplica ao seu negócio. (Imagem: CSM Movimentação)
Por fim, podemos concluir que:
Pontes rolantes são mais comuns em estruturas civis pré-existentes e preparadas para o apoio do caminho de rolamento. É o equipamento mais indicado para locais onde haverá movimentação intensa de pessoas ou veículos.
Pórticos rolantes são utilizados em locais onde a estrutura civil não está preparada para receber a ponte rolante. No entanto, seu funcionamento demanda uma série de restrições em relação a movimentação de pessoas e veículos, além de sensores e componentes de segurança específicos.
É o equipamento mais indicado para ambientes externos ou plantas fabris que possam mudar de endereço, como no caso de obras de grande escala.
E você, entendeu qual é a diferença entre a ponte rolante e o pórtico rolante? Aqui na CSM Movimentação nós desenvolvemos essas e outras soluções em tecnologia para o içamento e o translado de cargas e materiais no ambiente de fábrica.
Baixe o nosso catálogo e confira tudo o que as nossas pontes e pórticos rolantes podem oferecer para movimentar a sua empresa!